A onda perfeita
Um surfista domando uma onda gigantesca é um dos espetáculos mais belos e assustadores proporcionados pelo esporte.
A massa de água em movimento torna o homem pequeno, sua prancha, um palito de fósforo. Qualquer movimento que não esteja em harmonia com o conjunto pode jogá-lo em um turbilhão incontrolável, geralmente localizado sobre corais afiados, e encerrar repentinamente sua carreira esportiva. Ou mesmo a sua presença na face da terra.
Estar nesta posição, cavalgando a onda perfeita, exige treino, dedicação, uma enorme dose de disciplina e um elemento randômico incontrolável: a onda. Ela não é uma pista, um circuito, uma raia, não é nenhum tipo de local de prática esportiva cuidadosamente preparado para você. É um fenômeno da natureza que se modifica rapidamente conforme acontece e que não está nem aí para a sua presença, nem para a frágil condição humana dos seus músculos, ossos e articulações.
Por mais que você esteja preparado, a onda nunca será exatamente o que você espera e nenhuma onda será igual a outra, por mais que as condições geográficas da praia sejam ideais para o surf.
A onda perfeita não depende de você. Ela não se forma para você. Simplesmente acontece, talvez uma única vez. E se você estiver lá quando ela crescer, ótimo. Você deu sorte, ou, sob um ponto de vista mais místico, foi abençoado pela natureza.
A sua parte é estar preparado e saber exatamente o que fazer quando ela iniciar sua rápida ascensão. Pois as suas decisões também deverão ser, além de velozes, muito sábias.
Muitos de nós às vezes se deparam com a onda perfeita. Você está lá fazendo o seu trabalho e de repente aquela enorme vaga aparece na sua frente, levando você vertiginosamente para cima e para a frente. Todos olham para a sua posição de destaque e esperam a reação. Se você estiver preparado, com certeza vai saber o que fazer, deslizando para a base da onda com elegância, mostrando seu talento e seu controle da posição que conquistou.
Porém, se você passou o seu tempo apenas esperando o fim do dia, aquela que parecia a onda perfeita vai derrubar você. Inapelavelmente.
Isso serve para a vida. Isso serve para o trabalho. Isso serve, principalmente, para a política.
A onda perfeita não é para qualquer um. Ela vai, sim, colocar você lá em cima. Mas a única garantia de que você não vai ser engolido por ela é o seu preparo para enfrentar um desafio como esse.